Os riscos de carregar seu celular via USB em locais públicos

Os riscos de carregar seu celular via USB em locais públicos

A segurança de dados pessoais nunca foi tão importante como nos dias atuais e tem levado vários usuários a tomarem algumas precauções em relação aos seus dispositivos eletrônicos (celular). O roubo de um dado confidencial pode ser um grande problema e, infelizmente, ninguém está imune a esse tipo de ataque num mundo cada vez mais conectado.

 

Em decorrência da universalização dos smartphones, é possível notar que muitos empreendimentos ajustaram-se às novas tecnologias, procurando oferecê-las a seus clientes. Uma delas é a disponibilização de carregadores portáteis – algo muito notado em restaurantes, bares e padarias; é uma ótima estratégia para que clientes permaneçam no ambiente.

 

É importante que todos tenham consciência de que a tecnologia é uma faca de dois gumes. Um cliente mal intencionado(Cracker) poderá alterar os hardwares internos de um carregador portátil, substituindo-los por um dispositivo de armazenamento não-volátil, junto com um payload auto-executável. De maneira simples e direta, isso significa que o carregador portátil poderá estar prontamente configurado para explorar uma falha de segurança no seu smartphone.

 

Isso não quer dizer que esses ambientes devam ser evitados. Na verdade, o que deve ser evitado é o uso dessas tecnologias de forma aleatória, irrestrita e sem qualquer garantia de inviolabilidade.

 

Fonte: Google Imagens

Celular sendo carregado por um carregador portatil

 

Para Empresas: Temos uma solução que vai ajudar a diminuir esse risco, inclusive garantir ao seu cliente que seus dispositivos estarão seguros para uso. Clique aqui para uma consultoria

Para Pessoas: Não há segredo. Empresas de cibersegurança de renome mundial alertam para manter sempre o sistema atualizado. Isso vai fazer com que as falhas de segurança sejam corrigidas. Clique Aqui

Comments (3)

Add A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *