Os benefícios do e-learning para as corporações

Os benefícios do e-learning para as corporações

Diversas empresas e instituições governamentais já possuem o e-learning como ferramenta de Gestão do Conhecimento. Entretanto, muitas organizações ainda não conhecem a diferença que essa tecnologia pode fazer no orçamento corporativo. Com ela, é possível promover a Gestão do Conhecimento de forma eficiente.

 

Os principais problemas que as organizações enfrentam pelo fato de não adotarem o uso do e-learning são:

  • Altas despesas com treinamento de pessoal;
  • Inflexibilidade no acesso à educação corporativa;
  • Dificuldade no processo de aprendizado.

 

De forma breve e fácil, o e-Learning (do inglês, electronic learning) é popularmente conhecido como “EaD – Ensino a distância”. Com ele, é possível substituir os métodos tradicionais de ensino por plataformas online, gerando menores custos de implantação para as organizações, conveniência no acesso aos conteúdos e aprendizagem corporativa mais eficiente, quando comparados a cursos presenciais.

 

Várias empresas de grande porte do Brasil já adotaram o e-learning como Estratégia de Negócios (Gestão do Conhecimento), dentre elas estão:

  • Petrobrás;
  • Organização Bradesco;
  • Sabesp;
  • HSBC;
  • Carrefour;
  • Brasil Telecom;
  • Grupo Martins;

 

Saiba através de Depoimentos dessas empresas, os benefícios dessa poderosa aplicação:

PETROBRÁS: “A educação a distância representa mais que a redução de custos, pois é muitas vezes a única alternativa para assegurar a qualidade e prontidão da força de trabalho frente aos objetivos de negócio. Uma parte imprescindível da implementação do projeto está na monitoria dos usuários. Realizamos grandes investimentos em atualização tecnológica e infraestrutura”.

ORGANIZAÇÕES BRADESCO: “Nos últimos anos a Organização Bradesco incorporou 9 Instituições exigindo grandes esforços de treinamento, tanto para conhecimento de produtos, que passarão a ser negociados pelos novos colaboradores, como de rotinas e processos. Entre 2000 e 2003 investimos R$ 2,3 mi e obtivemos uma economia de R$ 86,3 mi.

Os recursos pedagógicos contribuem para o aumento da eficiência da metodologia. Os próximos passos envolvem o lançamento de novos cursos. Quantidade de cursos disponíveis atualmente: Área Financeira: 05; Área Operacional: 12. Quantidade de cursos em desenvolvimento para lançamento em 2004: Área Comportamental: 10; Área Financeira: 03; Área Operacional: 09. Novos modelos de treinamento serão desenvolvidos através da utilização de ferramenta assíncrona nas atividades de treinamento. O envolvimento da Presidência/Diretoria foi uma premissa durante todo o projeto. Utilização de todas as mídias disponíveis: presencial, vídeo-treinamento, manuais e treinamento online, intercalando cursos online com presenciais em programas modulares”.

SABESP: “O planejamento de e-Learning deve estar atrelado ao planejamento estratégico – o planejamento anual de educação a distância baseia-se nas metas estabelecidas nesse planejamento. O e-Learning é uma ferramenta complementar aos programas presenciais de educação”.

 

Fonte: Google Imagens

E-learning

 

Ficou interessado por essa tecnologia? Faça um orçamento conosco. Clique aqui

 

 

 

 

*Os  depoimentos de empresas foram extraídas do site: moodlelivre

Add A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *